- PORTUGUÊS -

Dentro da muralha do Castelo, 
num bairro seguro, tranquilo e silencioso,
numa das mais exclusivas localizações 
dos bairros típicos e históricos de Lisboa. 

Localização no Google Maps:
 Kalathos House - apartments - located within the walls of Lisbon Castle
x,y (38.712848, -9.132524)
Beco do Forno do Castelo, 18 -- 1100-250 Lisboa

Em pleno coração da fortaleza da capital, justamente dentro da "Muralha da Alcáçova" do Castelo de São Jorge, a CASA KALATHOS, situa-se no seguro, tranquilo e silencioso bairro do Castelo / Alfama, apenas a 5 minutos a pé de vários miradouros, esplanadas, bares, restaurantes, museus, teatros e lojas. 

A Estação de Metro "Baixa-Chiado" situa-se a cerca de 15 minutos a pé. A paragem "Miradouro Sta. Luzia" do emblemático "Elétrico 28", fica a 400 metros. E a paragem BUS mais próxima fica apenas a 150 metros ligando através do Autocarro737, o Castelo à Praça da Figueira, a cada 10 minutos.


Se procurar pelo Miradouro Chão do Loureiro nos mapas (a menos de 400 metros da Kalathos House, junto ao supermercado Pingo Doce), encontrará o elevador gratuito para aceder ao largo abaixo, com o mesmo nome. Atravessando o Largo, encontra ao fundo um segundo elevador gratuito, o Elevador do Castelo que faz ligação entre  a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Madalena, esta última já na BAIXA, encontrando-se assim em poucos minutos na zona comercial mais antiga e central de Lisboa, perto de estações de metro, elétrico, autocarro, táxi, etc.

Os nossos apartamentos de 1 quarto, alojam até 4 pessoas. Internet sem fios de banda larga encontra-se disponível. 

Desfrute ainda de uma agradável pausa nos nossos pátios privativos se escolher ficar num dos apartamentos do piso térreo: Kalathos House One ou Kalathos House Two.

Opte por um dos nossos apartamentos, e embrenhe-se no bairro muralhado do Castelo, numa casa localizada num sítio repleto de história - alguns dos vestígios arqueológicos encontrados nas suas imediações datam tão remotamente como o século 6º antes de Cristo.

Evidências arqueológicas na zona permitiram assegurar presença de Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos e Muçulmanos, confirmando assim a ancestral presença da ocupação humana na zona.
Os mais apaixonados pela História e pela Arqueologia, depois de descansarem nestes apartamentos novos, com modernas condições de conforto e hospitalidade, mas solidamente alicerçados em terrenos férteis de história antiga, poderão observar os achados arqueológicos que ocorreram durante a reconstrução do edifício Kalathos House", agora expostos ao público no núcleo museológico do Castelo de São Jorge, apenas a cem metros de distância. A zona da Alcáçova, onde a casa se situa, era defendida por uma muralha própria, e incluía o castelo, edifícios religiosos e os palácios das elites. Fora dessa área e envolvendo o núcleo urbano ao longo da encosta até ao rio, estendia-se uma linha defensiva mais abrangente a que se chamou Cerca Velha.

AS NOSSAS FOTOS: 

***
Apartamento 1 
KALATHOS HOUSE ONE:
- 1 pátio privativo (23 m²)
- 1 sala de jantar e estar (com sofá-cama duplo) -
- 1 quarto (com cama de casal)
- 1 cozinha - 1 wc - acolhe até 4 pessoas:




***


Apartamento 2 
KALATHOS HOUSE TWO:
1 pátio privativo (13 m²) -
- 1 quarto (com duas camas individuais)
- 1 sala de jantar e estar (com sofá-cama duplo) -
- 1 cozinha - 1 wc - acolhe até 4 pessoas:
***
Apartamento 3 
KALATHOS HOUSE THREE:
- 1 quarto (com duas camas individuais)
- 1 sala de jantar e estar (com sofá-cama duplo) -
- 1 cozinha - 1 wc - acolhe até 4 pessoas:

***
Fotos do Bairro do Castelo:
Inside the Castle / Lisbon and Tagus River view
Inside the Castelo / D. Afonso Henriques - First King of  Portugal


***
Achados arqueológicos ocorridos 
durante as obras de reconstrução 
do edifício Kalathos House:
Peças encontradas nas obras do edifício Kalathos House, expostas no museu do Castelo
Exposição permanente
Mais de 20 peças arqueológicas encontradas durante as obras de reconstrução do edifício "Kalathos House", podem ser observadas no Núcleo Museológico do Castelo de São Jorge, sob a referência de "Beco do Forno, lote 40). Aberta ao público, a coleção consiste num conjunto de objetos encontrados em todo o sítio arqueológico do Castelo de São Jorge, constituída por um acervo que representa a cultura material associada às sucessivas ocupações, desde o séc. VII a.C. ao séc. XVIII, com principal destaque para o período islâmico de meados do séc. XI-XII. Este espaço pretende dar a conhecer as múltiplas culturas que desde o séc. VII a. C até ao séc. XVIII foram contribuindo para a construção da cidade.

Durante a reabilitação do edifício, foi descoberto um recipiente ibérico antigo, de barro, chamado Kalathos, vaso em forma de um chapéu alto, usado para guardar lã ou frutas, muitas vezes usado na arte da Grécia antiga como um símbolo de abundância e fertilidade. Este peculiar nome foi usado para batizar o nosso edifício de alojamento moderno, com os seus 3 apartamentos dirigidos ao alojamento turístico de curta e média duração.